Sexta-feira
29 de Agosto
2014
Patrocínio

Cisco lança WebEx como serviço PDF Imprimir E-mail
Qua, 24 de Setembro de 2008 12:12

Novo modelo de comercialização visa ganhar maior penetração entre pequenas e médias empresas. Para a gigante norte-americana, mercado de colaboração mundial representa oportunidades de 40 bilhões de dólares.

A Cisco está fazendo nesta quarta-feira (24/09) em diversos países do mundo o lançamento do novo modelo de comercialização de sua plataforma de colaboração, o WebEx. Já disponível nos Estados Unidos e muito em breve no Brasil, a ferramenta agora também pode ser contratada como serviço. “Existem vários modelos de contratação: por licença, por tempo de uso ou mesmo por períodos como meses e anos”, contou Carlos Torales, gerente de desenvolvimento de negócios da Cisco, durante o evento realizado para clientes e parceiros.
 

Com o lançamento, batizado de Cisco WebEx Connect, a fabricante pretende aumentar sua participação no mercado de ferramentas de colaboração entre as pequenas e médias empresas. Para a gigante norte-americana, a colaboração é a próxima fase da Internet, considerada um mercado mundial de 40 bilhões de dólares. Na América Latina, são 1,6 bilhões de dólares de potencial.
 

A Cisco tem mostrado grande interesse no segmento, começando pela compra do próprio WebEx, há mais de um ano e meio. Recentemente a empresa anunciou duas outras aquisições voltadas para a melhoria de sua plataforma de colaboração: a Jabber, desenvolvedora de uma ferramenta de mensageria instantânea com uma robusta solução de presença; e a PostPath, para e-mail e calendário. Hoje o sistema integra presença, mensagem instantânea, reuniões via web e espaço de times com aplicativos corporativos tradicionais (ERP, CRM, etc) e de Web 2.0. A Cisco promete ainda interoperabilidade com diversas outras ferramentas, como o Sametime da IBM e o Office Communicator da Microsoft, além de integração com celulares com Symbian, BlackBerry, Windows Mobile e em breve com o iPhone.
 

No princípio serão oferecidas duas versões. A primeira contém chat, telefone, vídeo e colaboração. A segunda possui tudo isso mais a possibilidade de criação de ambientes de colaboração. O serviço estará disponível no Brasil assim que o sistema for totalmente traduzido para o português, o que deve acontecer nos próximos meses.

Outras novidades

Além das novidades relacionadas ao WebEx, a Cisco aproveitou para apresentar outros dois lançamentos. O primeiro é a liberação da versão 7.0 do Cisco Unified Communications System. Segundo a empresa, a nova versão traz aprimoramento para seu ambiente de desenvolvimento de aplicativos e maior integração com produtos de desktop da IBM e da Microsoft. Houve também avanço nos recursos de mobilidade: o produto agora suporta dispositivos operando em Windows Mobile, bem como os sistemas operacionais Symbian e BlackBerry.
 

A empresa anunciou ainda um modelo de comercialização business-to-business de Telepresença, seu sistema de videoconferência de alta definição. Chamado Cisco TelePresence Expert on Demand, o modelo prevê a ligação de duas empresas (fornecedor-cliente, parceiro-parceiro, etc) através da tecnologia. “É uma maneira totalmente nova de levar o produto ao mercado, com o service provider ligando duas companhias que tenham interesse usando a nossa tecnologia”, explicou Torales.

 

Escrito por Carolina Chemin   
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar